Cuidando da sua saúde mamária com excelência
- Revista Personalità
- 12 de dez. de 2024
- 3 min de leitura

Entendemos que a saúde das mulheres é uma prioridade. Por isso, oferecemos um atendimento especializado e humanizado em exames de imagem, com tecnologia de ponta e profissionais altamente capacitados.
Contamos com um serviço completo em imagem mamária, e com a experiência na área da médica radiologista, especialista em imagem da mama, Dra Graziella Borges Barreto, recentemente contratada pelo proprietário da clínica LBM, Dr Carlos Baptista Machado Neto.
A saúde da mama é uma questão de grande importância para a saúde da mulher. Com o aumento da incidência do câncer de mama, surge a necessidade de um espaço dedicado a mulher e à prevenção. O espaço LBM Mulher é um centro especializado de diagnóstico, que disponibiliza diversos métodos de imagem dedicados ao diagnóstico precoce.
- Mamografia Digital: Exame essencial para a detecção precoce do câncer de mama, com imagens de alta definição e menor exposição à radiação. Recomendada regularmente para mulheres a partir dos 40 anos, embora a idade e a frequência possam variar de acordo com fatores de risco individuais.
- Tomossíntese mamária: É uma técnica avançada de imagem utilizada na detecção do câncer de mama. Durante o exame, a mama é comprimida, assim como na mamografia tradicional, mas o aparelho realiza uma série de imagens em ângulos diferentes, que são posteriormente reunidas para criar uma imagem tridimensional. Essa abordagem oferece uma visualização mais detalhada, reduzindo o impacto de sobreposições de tecidos e aumentando a precisão no diagnóstico, especialmente em mamas densas. Permite maior sensibilidade na detecção de pequenas lesões, elevando a chance de identificar lesões não vistas na mamografia convencional. Recomendada para mulheres geralmente acima dos 35 anos, mulheres com mamas densas, mulheres com histórico pessoal ou familiar de câncer de mama.
- Ultrassonografia Mamária: Indicada para complementar a mamografia, controle de lesões já detectadas, mulheres jovens, mamas densas em que a mamografia pode não ter beneficio ou ter sua avaliação prejudicada. É um método utilizado para guiar biopsias e pode ser indicado como exame pré-operatório.
- Ressonância Magnética das Mamas: Para casos específicos, utilizamos essa tecnologia avançada para um diagnóstico mais preciso. Indicada para estadiamento do câncer de mama, avaliação pré-operatória, pacientes com mutações genéticas que predispõe ao surgimento do câncer de mama, ainda em casos que a mamografia e o ultrassom não concluíram o diagnóstico. Para implantes mamários de silicone é o método indicado e ainda para avaliar resposta ao tratamento.
Existem diferentes tipos de biópsias mamárias que realizamos na LBM, cada uma com suas indicações, técnicas e finalidades. Aqui estão os principais tipos:
1. Biópsia por Punção Aspirativa (PAAF): Utiliza uma agulha fina para retirar uma amostra de líquido ou células de uma massa mamária. É uma técnica minimamente invasiva e geralmente não requer anestesia.
2. Biópsia por Agulha Grossa (Core Biopsy): Neste método, uma agulha mais grossa é usada para remover um cilindro de tecido da mama. É útil para obter uma amostra maior e é realizada sob anestesia local.
3. Biópsia Estereotáxica: Utiliza imagens de mamografia para guiar a agulha até a área suspeita. É especialmente útil para lesões que não podem ser sentidas ao toque ou não identificadas no exame de ultrassonografia.
4. Biópsia por Ultrassom: Semelhante à biópsia estereotáxica, mas utiliza ultrassom para localizar a área a ser biopsiada. É frequentemente usada para guiar a biópsia de nódulos que são visíveis por ultrassom.
5. Mamotomia: Procedimento utilizado para remover uma amostra de tecido mamário para análise, geralmente em casos onde há suspeita de câncer de mama ou outras anomalias. O objetivo da mamotomia é obter um diagnóstico preciso, permitindo que o médico determine o tratamento adequado.

Existem diferentes tipos de mamotomia, sendo as mais comuns:
- Mamotomia Estereotáxica: É realizada com o auxílio de imagens de mamografia para guiar a biópsia. É indicada para lesões que não podem ser palpadas.
- Mamotomia por Ultrassom: Utiliza imagens de ultrassom para localizar a área de interesse e guiar a biópsia.
- Mamotomia Assistida por Vácuo (MAV): Um dispositivo especial é utilizado para remover o tecido mamário de forma menos invasiva, muitas vezes com um risco menor de complicações.
Cada tipo de biópsia tem suas vantagens e desvantagens, e a escolha do método depende de fatores como a localização da lesão, o tamanho, a suspeita clínica e as preferências da paciente. É fundamental que a decisão seja discutida entre a paciente e a equipe médica.
Contamos com médicos radiologistas e técnicos qualificados, dedicados a oferecer o melhor cuidado, um ambiente aconchegante, criamos um espaço confortável e acolhedor para que você se sinta segura durante todo o atendimento.
Garantimos resultados rápidos e confiáveis, além de priorizar a agilidade na entrega dos laudos, sem comprometer a qualidade.
Cuide-se, previna-se! Entre em contato conosco pelos telefones (34) 3325-9200 ou pelo nosso WhatsApp (34) 99763-2359 ou visite nosso site https://clinicalbm.com.br/ para agendar seu exame. Na LBM Mulher, sua saúde é o nosso compromisso.
Comentarios