Política
- Revista Personalità
- 6 de jul. de 2021
- 4 min de leitura
POLITICANDO NAS ENTRELINHAS
Por Daniela Brito
Ao Mestre, com carinho
O saudoso músico Reinaldo De Vito, que faleceu precocemente aos 72 anos no dia 25 de julho de 2016, será homenageado pelo Município. O nome dele foi aprovado, no final do ano passado para ser logradouro público, pela Câmara Municipal. A lei já foi sancionada no Porta Voz. Conhecido como o “Mestre das 7 Cordas”, Reinaldo de Vito foi integrante do Grupo Chorocultura, um grande seresteiro e um dos maiores músicos uberabenses de todos os tempos. Agora, o nome dele será eternizado em Uberaba. Justa homenagem!
Desafios
A Prefeita Elisa Araújo enfrenta grandes desafios na condução do município, em meio a segunda onda da pandemia. Mas, não abaixa a cabeça e mantém pulso firme frente ao cargo. Ela vem buscando o equilíbrio na gestão municipal, principalmente para assegurar a manutenção da economia e, frear o avanço das contaminações e, consequentemente, diminuir as mortes pela doença. Ao mesmo tempo, encara de cabeça erguida a Comissão Especial de Investigação (CEI) na Câmara de Vereadores, que investiga o processo de vacinação.
Fura-filas?
Por falar em CEI das Vacinas, o vereador Marcos Jammal está à frente da condução dos trabalhos que apura casos de “fura-filas” na imunização em Uberaba. Centenas de pessoas foram ouvidas e, páginas e páginas de documentos analisados pelo colegiado. Do que for apurado nas investigações - que devem ser concluídas ainda em junho, caso não haja prorrogação -, será elaborado um relatório que será submetido ao plenário da Câmara. E, se identificado algum responsável por qualquer tipo de ilegalidade, este pode ser submetido à uma Comissão Processante. Pelo jeito, isso ainda vai longe. É aguardar cenas para os próximos capítulos.
CPI da Covid
Lá em Brasília, a CPI da Covid também está pegando fogo e causando grande polêmicas, com depoimentos explosivos, que mais parecem novela, principalmente dos ex-ministros de saúde. Presidida pelo Senador Omar Aziz, a CPI da Covid tem tirado o sono de Jair Bolsonaro e, com certeza, vai respingar diretamente na sucessão presidencial de 2022. Estamos de olho!
Em alta
Presidente do IDF, Professor Daniel Franco ganha projeção com o Projeto Acolher, em Uberaba. O trabalho consiste em assistir mulheres vítimas de violência doméstica, oferecendo assistência jurídica, assistencial e psicológica. O projeto é realizado em parceria com a Polícia Militar e, já está sendo ampliado para outros municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Ótima iniciativa!
Nobel da Paz
Um brasileiro foi indicado ao Nobel da Paz em 2021. É o engenheiro agrônomo Alysson Paolinelli. Aos 84 anos, o mineiro de Bambuí foi um dos primeiros profissionais da área a discutir a importância do investimento em pesquisa e tecnologia para o campo. Ex-ministro da Agricultura, o indicado ao Nobel da Paz se destaca por sua trajetória repleta de marcos históricos para o desenvolvimento da agricultura brasileira. Entre elas está a criação da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), que atua no desenvolvimento de tecnologias e conhecimentos para o setor agropecuário. Uma indicação é orgulho para os todos nós!
Perda
Lamentavelmente, o ex-secretário de Desenvolvimento Social, Marco Túlio Cury é uma das quase 900 vítimas da Covid-19 em Uberaba. Um homem que realizou um brilhante trabalho para o município, sempre preocupado com o próximo. Antes de comandar a SEDS, Túlio Cury também foi secretário de Saúde, durante o primeiro mandato de Paulo Piau, realizando uma gestão ímpar, com grandes avanços para a cidade. Uberaba perde, mais uma vez.
Na disputa
Aliás, falando no ex-prefeito, é praticamente certo que ele estará no processo eleitoral de 2022. Após se destacar frente a dois mandatos e fechar com um trabalho firme frente a pandemia, ano passado, Paulo Piau se cacifa para a disputa. Ainda não se sabe, porém, qual o cargo a ser postulado pelo ex-prefeito de Uberaba. Espere e verás!
Evidência
O vice-prefeito e engenheiro Moacyr Lopes vem fazendo a diferença no Governo Municipal. Bem atuante, inclusive nas redes sociais, ele já dá sinais de que não foi eleito na chapa de Elisa Araújo para ser mero coadjuvante. Moacyr Lopes já até saiu do Comitê de Enfrentamento a Covid-19, o qual havia sido nomeado dias antes, por discordar, segundo consta, nas medidas sanitárias. Vamos acompanhar!
Homenagem Póstuma
Em meio a tantas mortes por covid-19, a do talentoso ator Paulo Gustavo, de 42 anos, trouxe uma comoção geral para o país. Uma pessoa sem comorbidade que, se tivesse recebido a vacina, estaria protegido e, quem sabe, ainda vivo. Paulo Gustavo foi homenageado, recentemente, em Niterói (RJ), levando seu nome a uma das principais avenidas da Zona Sul de sua cidade natal. E já tramita no Congresso a Lei Paulo Gustavo, para conseguir fundos para o setor da cultura – uma ampliação da Lei Aldir Blanc.
Grupos
Com 21 vereadores, a Câmara Municipal de Uberaba está dividida em dois grupos. Um é o chamado “Grupo dos 13”, responsável pela eleição do atual presidente, vereador Ismar Marão. Já o segundo grupo é aquele que apoiou a chapa encabeçada pelo vereador Celso Neto, na eleição da Mesa Diretora e, a maioria da base do deputado Franco Cartafina. Esta divisão tem sido decisiva na condução dos trabalhos da Casa.
Não é candidato
Marcos Montes não deve disputar a eleição em 2022. Pelo menos é o que o ex-deputado e ex-prefeito de Uberaba vem afirmando a amigos mais próximos. Hoje, ele está atuando como Secretário Executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Há quem duvide. Em contrapartida, Marcos Montes pode se tornar titular da pasta, com a saída da atual ministra, Tereza Cristina, para disputar as eleições do ano que vem. Ela deve concorrer ao cargo de deputada federal ou senadora, por Mato Grosso do Sul (MS).
Com tudo
O presidente dos EUA, John Biden, começou bem o mandato, dando grandes esperanças para o povo americano. Com posicionamentos contundentes e boas atitudes, ele está com a popularidade em alta. Recentemente, John Biden ofereceu ajuda para a reconstrução de Gaza, apoiando uma solução pacífica em Israel. Outro empenho é no combate a Covid-19. A vacinação segue em ritmo acelerado, abrangendo toda a população – um exemplo para o mundo.

Comments