Automóvel
- Revista Personalità
- 25 de ago. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 31 de ago. de 2022
Big SUV Brasil Fiat revela alguns detalhes do seu primeiro SUV produzido no país; batizado de Progetto 363, nome ainda será escolhido em votação popular
Daniel Moisés
Tuo, Domo ou Pulse. O nome ainda não está definido, mas os primeiros detalhes do novo SUV (Sport Utility Vehicle) da Fiat foram conhecidos no dia 4 de maio, durante a grande final do BBB (Big Brother Brasil) 21, um dos programas de maior audiência da televisão brasileira. Aliás, a vencedora desta edição do reality, Juliette Freire, saiu milionária do programa por causa do prêmio de R$ 1,5 milhão, e de quebra ainda vai estacionar na sua garagem o novo modelo da montadora, saído diretamente da linha de montagem da unidade industrial de Betim (MG), com previsão de lançamento comercial no segundo semestre.
A Fiat já participou, anos atrás e timidamente, do segmento dos utilitários esportivos, um dos que mais cresce no mercado nacional, quando emprestou da Dodge, que faz parte do mesmo grupo (hoje batizado de Stellantis) o modelo Journey. Na marca italiana, Journey virou Freemont, e de diferente mesmo apenas a motorização. Mas o Freemont nunca chegou a entusiasmar, e desde quando foi descontinuado, a Fiat buscava um projeto para inserir-se no disputado segmento. Optou então por desenvolver um utilitário compacto baseado nos seus modelos Toro e Argo, e entre seus principais concorrentes já deve bater de frente com o novo Volkswagen Nivus, entre outros.
“O SUV da Fiat foi desenvolvido sobre quatro pilares, design, segurança + robustez, performance e conectividade, inspirado no desejo das pessoas e criado para atender todas as demandas dos consumidores de maneira inovadora e eficiente”, explica Herlander Zola, diretor do Brand Fiat na América do Sul e Operações Comerciais Brasil. “O veículo, de fato, terá conteúdos que irão surpreender o consumidor. O novo SUV traduz o espírito da Fiat com perfeição: mezzo brasileira e meio italiana, pop, encantador e espontâneo em todos os detalhes”.

Do que a Fiat já mostrou por enquanto, vale destacar que o design do seu novo SUV ficou realmente bastante arrojado e inovador. Na dianteira, destaque para a robusta grade bipartida, faróis full Led afilados avançando para a lateral, capô com dois vincos em toda a vertical e amplas caixas recebendo os faróis auxiliares. A traseira bastante recortada também traz uma espécie de saia que aumenta a amplitude do modelo e lanternas também em LED que lembram bastante as do Argo. Mesmo em se tratando de um SUV compacto, pelas imagens externas é possível concluir que a posição de dirigir do motorista será privilegiada, tendo uma melhor visão do que vai à sua frente. Rodas aro 17 mostram que o Tuo, Domo ou Pulse não deve ficar devendo nada para quem vai apenas dirigi-lo na cidade, ou vez por outra pretende aventurar-se em trajetos mais ousados.
Mais um detalhe revelado pela montadora instalada em Minas Gerais indica que o novo SUV da Fiat vai apostar alto na conectividade, disponibilizando o Fiat Connect Me, uma plataforma de serviços recentemente lançada na picape Toro, e que tem recursos inéditos. Conectividade, aliás, é palavra de ordem para o público alvo do veículo, mais descolado. Não sem razão a Fiat ter escolhido um programa de grande apelo junto ao público jovem e ligado nas redes sociais para lançar seu novo modelo.
Por fim, mas não menos importante, o SUV da Fiat vai estrear uma nova motorização turboflex, desenvolvida na fábrica da Fiat em Betim com tecnologia global, garantindo mais potência e menor consumo de combustível. Ainda no campo da especulação, imagina-se ser um propulsor três cilindros 1.0 turboflex que pode chegar à potência de 130 cavalos com etanol.
Tuo, Domo ou Pulse. Faça a sua aposta; a Fiat já fez a dela.

Comments