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O homem responsável pelo sucesso do Shopping UberabaGuilherme Vilela

  • Foto do escritor: Revista Personalità
    Revista Personalità
  • 25 de ago. de 2022
  • 5 min de leitura

Atualizado: 27 de jun. de 2024

Por Daniela Brito


Foto: Arthur Matos


1- Hoje, o Shopping Center Uberaba é referência em compras na cidade. Como avalia a trajetória do empreendimento?


Guilherme Vilela de Castro e Silva – É inegável que a inauguração do Shopping Uberaba, 23 anos atrás, revolucionou o varejo local. Existe o antes e o depois. Quando da sua abertura, introduziu um novo estilo arquitetônico. Lojas com pé direito duplo (duas vezes a altura de um pavimento, considerando a medida do piso ao teto), amplas vitrines, iluminação intensa passaram a ser o novo padrão, algo então incomum na cidade. Essa revolução arquitetônica e decorativa provocou nos varejistas o desejo e a necessidade de reformar e aprimorar suas operações, em especial nos bairros, que passaram a contar com pequenos centros comerciais, quase mini shoppings a céu aberto, como ocorre com todas as cidades de maior porte.

2 – E a exemplo do Shopping, essas lojas também passaram a ter preocupação com o meio ambiente adotando novas tecnologias?


Guilherme Vilela - O estilo arquitetônico do Shopping, que privilegia o conforto térmico, acústico e visual, requereu elevados investimentos, porém, privilegiando baixos custos operacionais, especialmente com baixo consumo de energia elétrica, tanto para iluminação como para climatização. Lojas individuais têm mais dificuldade de seguir projetos desse formato, normalmente optando por sistemas de pequeno porte, de ar-condicionado tradicional. A vantagem do sistema do Shopping é que ele permite às lojas oferecer um ambiente agradável aos consumidores, operando com as portas abertas.

3 – Ao longo de quase duas décadas e meia de fundação o Shopping Uberaba passou por quantas expansões?

Guilherme Vilela – O sucesso do projeto do Shopping pôde ser observado pouco tempo após a inauguração. Com três anos, o Shopping Uberaba já partia para a sua primeira expansão. Atualmente, tem uma área locável mais do que o dobro de quando da sua inauguração, estando hoje na sua quarta expansão.

4- A pandemia causou muitos impactos econômicos, mas o Shopping Uberaba conseguiu superar os desafios. Quais foram as maiores dificuldades enfrentadas no período?

Guilherme Vilela – Realmente, a pandemia afetou o Shopping Uberaba, afetou Uberaba, o Brasil e o mundo todo. Tivemos que nos reinventar diariamente para que a retomada acontecesse o mais rápido possível. As ações de redução de despesas foram muito austeras. Infelizmente, houve necessidade de demissão de parte dos colaboradores, algumas lojas encerraram as atividades, porém, menos do que era esperado. Com estas medidas e a união entre lojistas e empreendedores foi possível superar o momento de dificuldade.

5- No cargo de superintendente, o que você aprendeu no período?

Guilherme Vilela – Em especial, ficou evidente a diferença entre empreendimentos de varejo e imobiliários. Shopping Centers não podem ser vistos pelos investidores como local de receita de aluguel. Devem oferecer um local para convivência das pessoas, oferecendo as mais variadas opções em lazer, entretenimento, alimentação, conveniência, serviços, e claro, comércio em geral. Saber diferenciar uma situação da outra é essencial para o sucesso de um Shopping Center.

6- Diante de todas as adversidades provocadas pelo coronavírus, como foi a gestão de crise pelo Shopping junto aos lojistas?

Guilherme Vilela – Em shoppings, o valor do aluguel corresponde a um percentual do faturamento das lojas. Durante a pandemia, as vendas caíram consideravelmente, e os aluguéis caíram na mesma proporção. Os demais custos, operacionais, condominiais e de publicidade e propaganda foram sensivelmente reduzidos, o que facilitou muito para que os lojistas conseguissem superar o momento adverso. Estamos buscando apoio do governo municipal, e em especial, do governo estadual para recuperar parte das perdas ocorridas durante os meses em que as lojas ficaram fechadas.

7 – Muitas lojas preparavam-se para entrar na digitalização. Você acredita que houve uma antecipação? Como o setor se reinventou para superar a crise?

Guilherme Vilela – De fato, medidas programadas para ser lançadas em um prazo de cinco anos, tiveram de ser implantadas imediatamente. A maior proximidade das lojas com os consumidores, agora, não apenas no meio físico, mas também online, é uma realidade. E o Shopping Uberaba, mesmo após a retomada das operações normais, vai continuar a investir em tecnologias para que o consumidor possa estar virtualmente presente no Shopping ao longo das 24 horas do dia.

8- Hoje, com a retomada da economia, quais são os principais projetos para o Shopping Uberaba?

Guilherme Vilela – A pandemia pegou o Shopping Uberaba em plena quarta expansão. Os projetos precisaram ser reavaliados. O empreendimento vem retomando as obras, inicialmente com a conclusão do novo deck parking, e as novas etapas de expansão de lojas serão consequência da continuidade e da força que esta retomada do varejo tem demonstrado.

9- Essa retomada tem trazido expectativas positivas? Quais são as perspectivas para o Natal?

Guilherme Vilela - O ano de 2021 tem se mostrado um período de ajustes. Tivemos, além das limitações de horários, capacidade de público nas lojas e na praça de alimentação, outros transtornos, como elevados custos de reposição de produtos, devido às dificuldades de frete e fabricação no Brasil e em outros países. Associado a isso, o forte reaquecimento do varejo leva a um Natal relativamente incerto, porque podemos ter alta demanda de clientes e escassez de produtos. Estamos certos de que esse quadro será temporário e transitório e já demonstrando para o ano de 2022 uma volta à normalidade do varejo. O faturamento das lojas, as vendas e o público já retornaram aos níveis de 2019. Para 2022, espera-se um equilíbrio entre a oferta e a procura.

10- E quais os planos para 2022?

Guilherme Vilela – 2022 será um ano de reafirmação do Shopping Uberaba como principal ponto do varejo da cidade e um ano de reequilíbrio da situação econômico- financeira dos lojistas, que foram muito afetados durante a pandemia. Eles sobreviveram à crise, tendo seus estoques comprometidos, as dívidas elevadas, porém, observa-se uma expectativa muito positiva quanto à normalização da saúde financeira dos varejistas para o próximo ano. Especificamente quanto ao Shopping Uberaba, continuaremos a investir nos canais eletrônicos de vendas para proporcionar ainda mais oportunidades e opções para os consumidores, que poderão fazer suas compras indo ao Shopping ou mesmo a distância. 11- Como você analisa o futuro para o setor de shopping centers no Brasil?

Guilherme Vilela – Continua sendo muito promissor, pois mais do que locais de compras, somos sobretudo centros de convivência, de relacionamento humano, social hub. Local para encontros entre familiares e amigos.

12 – Há 23 anos, o Shopping Uberaba é o escolhido por clientes da cidade e da região. A que você atribui esta preferência dos consumidores?

Guilherme Vilela – A um somatório de fatores. O principal é a excelente localização e o fácil acesso ao equipamento de qualquer ponto da cidade e também pelas rodovias. Possuir um mix completo com 11 âncoras e quase 200 lojas ao todo, oferecendo aos consumidores a oportunidade de resolver todas as suas necessidades em um mesmo local, apoiar e envolver-se nas causas da cidade e, ainda, o nosso propósito de proporcionar bem-estar para todos com quem nos relacionamos, são fatores tão relevantes quanto.

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